Sabemos que, para os racionalistas, a base de todo conhecimento
humano estava na consciência do homem. E sabemos também que os empíricos
queriam derivar as impressões dos sentidos todo o conhecimento do mundo.
Kant achava que tanto os sentidos quanto a razão eram importantes para a nossa
experiência de mundo. Contudo, ele achava que os racionalistas atribuíram uma
importância exagerada à razão, enquanto os empíricos eram parciais demais
ao defender a experiência centrada nos sentidos. Como ponto de partida, Kant
concorda com Hume e com os empíricos quanto ao fato de que devemos todos os
nossos conhecimentos às expressões de sentidos. Mas, e nesse ponto de concordar
com os racionalistas, nossa razão também contém pressupostos importantes para o
modo COMO percebemos o mundo à nossa volta. Em nós mesmos, portanto, existem
certas condições que determinam nossa concepção de mundo. Tudo que você vê é
parte do mundo que está fora de você mesmo, mas o MODO como você enxerga tudo
isso é que depende de você. De certa forma, os racionalistas tinham esquecido
da importância da experiência dos sentidos, enquanto os empíricos não quiseram
ver que a razão codetermina nossa concepção de mundo.
Este blog foi criado por mim Antônia Valdene Oliveira de Sousa e Francisca Rainara de Sousa Freitas, para a divulgação de trabalhos acadêmicos da matéria de filosofia da educação, no curso de pedagogia pela universidade federal do Ceará UFC.
quinta-feira, 29 de maio de 2014
quarta-feira, 28 de maio de 2014
Racionalismo
Racionalismo é a corrente que se volta para o pensamento
lógico e discursivo como método
de produção de conhecimento verdadeiro. Para os racionalistas, a verdade só era
encontrada a partir da RAZÃO, e que os
sentidos devem ser desprezados porque ENGANAM. Por exemplo: se você bota um
lápis em um copo de água, ele parece estar quebrado, mas na verdade não está.
Por causa dessas ilusões, o sentido não é capaz de guiar ao conhecimento
verdadeiro.
O principal representante do pensamento racionalista:René Descartes
Veja mais sobre a corrente filosófica do Racionalismo em: http://www.infoescola.com/filosofia/racionalismo
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Empirismo
O
termo Empirismo (do
latim, empiria significa experiência) foi definido de modo formal e conceitual pela
primeira vez pelo pensador inglês John Locke (1632-1704), em seu "Ensaio acerca do entendimento humano", de 1690. Na introdução, ele descreve que “só a
experiência preenche o espírito com ideias”.
Outro
filósofo importante desta corrente foi o escocês David Hume (1711-1776),
que contribuiu com o “Princípio da Causalidade”. Segundo Hume, não existe conexão causal, e sim
uma sequência temporal de eventos, a qual pode ser analisada.
Os defensores do empirismo
afirmam que a razão, a verdade e as ideias racionais são adquiridos por nós através
da experiência. Antes da experiência, dizem eles, nossa razão é como uma “folha
em branco”, onde nada foi escrito; uma “tábula rasa”, onde nada foi gravado. Somos
como uma cera sem forma e sem nada impresso nela, até que a experiência venha
escrever na folha, gravar na tábula, dar forma à cera.
- Principais Filósofos do Empirismo
Os principais filósofos da corrente empirista
são: Aristóteles, Alhazen, Avicena, David Hume, Francis Bacon, Guilherme de
Ockham, George Berkeley, Hermann von Helmholtz, IbnTufail, John Locke, John Stuart Mill, Leopold von Ranke, Robert Grosseteste,
RobertBoyle.
terça-feira, 20 de maio de 2014
![](https://scontent-a-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/t1.0-9/10271471_301025703397091_6766648420293455568_n.jpg)
A filosofia como sendo uma reflexão sobre os problemas que a realidade apresenta, podemos assim entender o significado da filosofia da educação, essa consiste numa reflexão sobre os problemas que a realidade educacional apresenta.A Filosofia da educação não estabelece métodos ou técnicas de educação , não visa fornecer meios de educação, ela se preocupa ainda menos da análise do comportamento ou de relações entre pais e filhos. A filosofia tem como reflexão radical sobre todos os domínios da existência humana, coloca em primeiro lugar as questões fundamentais ...
O grande filósofo alemão Emmanuel Kant ( 1724-1804) costumava dizer a seus alunos:
''Não pretendo ensinar tal ou qual sistema filosófico, mas ensinar-lhes a aprender a filosofar por si próprios, a formar uma opinião própria'.
(fragmento do livro FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO de Claudino Piletti)
![http://www.vicentemarcal.unir.br/wp-content/uploads/2011/02/immanuel-kant.jpg](http://www.vicentemarcal.unir.br/wp-content/uploads/2011/02/immanuel-kant.jpg)
Esse é o pensamento que todo professor deveria ter, dar espaço pra o aluno dê suas próprias opiniões, relatar o aprendeu sobre o conteúdo apresentado, ocorrer um certo diálogo em sala de aula, ou seja, sair do tradicional, que é o professor passar o conteúdo e o aluno apenas ouvir e copiar, dessa forma o educando não aprenderá nada, a melhor forma é os dois colaborarem para que aconteça uma boa aula, com troca de conhecimentos, assim todos aprendem...
sexta-feira, 16 de maio de 2014
A filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à
reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s)
educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras
temáticas relacionadas com a pedagogia.
O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno
educativo e o funcionamento da sociedade. O campo tem uma vasta gama de
pensadores e uma das grandes questões que o atravessa é a dicotomia entre a
educação como transmissão do conhecimento versus a educação crítica,
como um incentivo à habilidade questionadora por parte do aluno. Como se
conhece e o que significa conhecer também são grandes questionamentos
que a Filosofia da Educação tem o propósito de pensar e problematizar.http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_educa%C3%A7%C3%A3o
É preciso muita reflexão e buscar entender o sentido das coisas, a filosofia em si é muito complexa, ela busca muito o pensar, refletir e descutir tentar conhecer a realidade segundo as críticas e a apreensão de dandos sensíveis, ou seja experimentar aquilo que se está conhecendo, não apenas pensar, conhecer, mas reflitir e agir segundo suas experiências.